terça-feira, 17 de abril de 2012

Hotelzinho LP: Falando sobre a idade dos cães



Muita gente tem a curiosidade da proporção de idade dos cães em relação ao ser humano. A bem da verdade, 1 ano de vida canino não é igual a 7 anos de uma pessoa. Essa proporção varia de acordo com o tamanho do animal.

Assim, um cãozinho de raça pequena ou mini vive mais se comparado a um de médio ou grande porte. A média de vida de 14 anos é uma média de idades extremas de 10 a 18 anos. Não quer dizer, infelizmente, que vale para todos os portes e portanto não dá para considerar essa idéia ao pé da letra. Há cães que vivem cerca de 7-8 anos, por exemplo.

Aqui vemos a proporção de idade dos cães comparada aos seres humanos. Os nímeros brancos representam a idade humana e os números verdes, a idade dos cães.
 
 
 
Vale lembrar: - cães de porte mini ou pequeno = de 1 a 10Kg de peso;
- cães de médios porte = de 11 a 25 Kg de peso;
- cães de grande porte = de 26 a 44 Kg;
- cães gigantes = mais de 45 Kg de peso.


Há vários fatores a serem considerados além do tamanho:

- Local em que o pet vive: se vive dentro de casa, tenderá a viver mais do que se ficar em quintal, pois, mesmo que haja uma casinha para se proteger, há a ação de mudança climática (frio ou calor excessivo; chuva e ventos fortes) , insetos (pois fora de casa há maior chance de infestações por pulgas e carrapatos). Mosquitos, moscas, escorpiões, aranhas e cobras também tem maior chance de atacar os cães quando estes estão fora de casa.

- Alimentação: se for caseira, devemos considerar adição de sal ou outros produtos que podem ser tóxicos, pois normalmente são oferecidas aos animais as sobras de refeições, o que implica em temperos, incluindo o sal, cebola e/ou alho, entre outros, que são nocivos aos animais. O fato de se oferecer ração acaba também influenciando um pouco. As rações não são tão equivalentes em qualidade. As de linha premium e super premium são de qualidade superior em relação aos ingredientes utilizados em rações mais simples. O preço menor é justamente por isso,O que implica em menor qualidade de vida se a ração também for de menor qualidade. Outra realidade triste que existe em todos os lugares.
 
 
- Predisposição a doenças: aí estamos entrando no fator genético. Mas a bem da verdade, muitas doenças aparecem por conta de algum fator ambiental ou de manejo que serve de estopim para dar início à doença. Ela não aparecerá por si própria necessariamente. Mesmo as doenças genéticas podem se desenvolver mais rápido ou aparecer, mesmo que o pet não tenha sinal de que a teria por fatores como alimentação, ambiente e estresse.


Embora sejam fatores diferentes, acabam sempre por ter uma relação. Isso é a Biologia, onde não há 100% de certeza como a matemática e a física, que seguem teoremas imutáveis. Por isso, o ideal é manter a qualidade de vida dos animais o máximo possível.

domingo, 25 de março de 2012

Pet Hotel: Cuidados com fêmeas gestantes - Hipocalcemia

Uma grande dúvida observada quando se fala em gestação de cadelas é com relação aos cuidados que devemos ter com as futuras mamães.

Quando você planeja que seu pet vai ter uma ninhada, lembre-se que haverá muitas mudanças no organismo da cadela, desde hormonais a metabólicas num curto período (o tempo de gestação normalmente é entre 58 a 63 dias).

É importante que a fêmea mantenha atividade física praticamente normal para não engordar muito, assim como deve receber ração de filhote desde o momento em que o cruzamento é planejado ou pelo menos uma fonte de cálcio, como leite desnatado, acrescentado diariamente a partir dessa mesma época citada.

Mas qual a importância do cálcio? Como a gestação é de curta duração, o desenvolvimento dos fetos é proporcional a esse tempo e isso faz com que os futuros filhotes "roubem" dentre todos os nutrientes que se alimentam de sua mãe, principalmente o cálcio. Se a mãezinha não receber durante a gestação cálcio suficiente, após o parto, seja poucas horas, dias ou até semanas depois do parto ela poderá apresentar Hipocalcemia, que, como o nome diz,é a falta de cálcio, que é intensificada pela alta produção de leite para a ninhada. Por isso, seu quadro é agudo e repentino.
A hipocalcemia em animais também é chamada, erroneamente, de eclâmpsia. Gatas também podem apresentar essa alteração metabólica.

Dentre os sintomas, encontramos:  - tremores generalizados;
                                                        - incoordenação motora;
                                                        - fraqueza;
                                                        - aumento da temperatura corporal;
                                                        - respiração acelerada e ofegante;
                                                        - convulsões.

Se não detectada e tratada a tempo, a cadela pode vir a óbito.

A nível de diagnóstico, o cálcio do sangue deve ser dosado, mas com os sintomas e o fato da fêmea estar com ninhada recente já indicam que o tratamento deve ser feito de modo imediato, pelo veterinário.

No caso da mamãe ter hipocalcemia, além do tratamento veterinário, a ninhada deverá receber alimentação extra, por mamadeira, também a ser indicada pelo profissional, visto que não haverá produçao suficiente de leite materno, além de poder causar uma piora no quadro de hipocalcemia enquanto não houver o equilíbrio adequado.


Por isso, lembre-se sempre de consultar o médico veterinário. O hotelzinho Little Pets disponibiliza consultas a domicílio e o serviço Personal Vet com sua médica veterinária, dra. Roseli B. Martins. Agende seu horário: (11)9602-4120. Serviços disponíveis para Cotia, Embu (centro histórico) e regiões próximas à Raposo Tavares.

Saúde deve ser levada a sério. Cuide sempre de seu animalzinho.



quarta-feira, 7 de março de 2012

Pet Hotel: Dia Internacional da Mulher















Uma homenagem do hotelzinho Little Pets a todas as mulheres do mundo.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pet Hotel: Amizades entre Cães e Raposas

Dois casos de amizade entre cães e raposas:

O primeiro é  uma filhote de raposa encontrada por um fazendeiro em Berdfordshire com outros oito filhotes poucos dias após seu nascimento e que , aos 8 mesmes, foi levada pelo fotógrafo Brian Bevan para sua casa, onde já vivia com sua Jack Russell chamada Sadie, de dez anos.
O nome da raposinha é Anuska e logo que teve contato com a cachorrinha passou a seguí-la em todas as atividades, o que acabou por fazê-la aprender muitos truques caninos. Segundo seu novo dono, ambas brincaram juntas desde que se conheceram, sem qualquer sinal negativo.
Essa amizade foi eternizada em fotos do próprio fotógrado, que já trabalha observando a vida selvagem há pelo menos 50 anos. O que mais impressiona, segundo Bevan, são as cenas que lembram o filme O Cão e a Raposa, de 1981:

Outro caso de amizade assim, porém mais antigo, aconteceu em 2010, mas não perde sua importância em ser relatado: aconteceu no Reino Unido, na Fazenda Feadon Wildlife Centre, um santuário de resgate de raposas, onde o especialista GaryZammit recebeu o pequeno filhote após ele ter sido resgatado por uma família no fundo de uma pedreira. O pequeno estava subnutrido e ferido.  
Gary cuidou da raposa e se surpreendeu quando seu cão, Jack, de um pouco mais de de 1 ano de idade na época, aceitou o curioso e  persistente filhote que foi chamado com o nome do personagem do filme da Disney, que no Brasil ficou conhecido como Dodó e os dois passaram a ser inseparáveis, mesmo com o cão tentando ignorá-lo no começo.
Depois dessa fase, Jack passou a conviver com Dodó em todas as situações: fosse nas brincadeiras, no hora do descanço ou até dos cuidados, os dois, Cão e Raposa sempre estavam juntos.
Uma linda amizade que mais uma vez na atualidade se mostra possível, além de ensinar ao ser humano que nem no mundo animal há preconceito entre espécies diferentes.
Há cada vez mais  coisas para aprendermos com os animais. LP_pet hotel aprende e mostra sempre que a vida é uma grande escola e que devemos lembrar que não existem só trabalhos corridos, prazos e tarefas para cumprir. Devemos sim, nos ater ao que chamamos em certas circunstâncias de "perda de tempo" e aprender que na beleza de toda flora e fauna há muito a ser observado e aprendido e que, muitas vezes, por nossa própria arrogância esquecemos e até destruímos.



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pet Hotel: Cães mantêm a saúde de gravidas

Um estudo realizado pelo Instituto de Infecção e Saúde dos Estados Unidos com mais de 11 mil mulheres concluiu que quando as grávidas realizam caminhadas semanais com seus cães num total de pelo menos 150 minutos semanais, além de ser um exercício de baixo impacto, portanto de pouco risco para as grávidas, permite o controle de peso durante a gestação e auxilia no próprio parto, pois melhora a gestante a nível mental também, fazendo com que ela fique mais calma.

Sejam cães de pequeno ou maior porte, o benefício é muito efetivo, principalmente se o cão for de grande porte, onde há  mais empenho na caminhada e um esforço maior do que no caso de cães menores, não desmerecendo a caminhada com os pequenos.

Vale a pena ainda lembrar que há a necessidade da grávida ter outras atividades no cotidiano e que não só para futuras mamães, é um excelente exercício para toda a família.

E aproveitando que estamos falando sobre gravidez e cães, o LP_Pet Hotel quer ensinar para muitas pessoas que o convívio entre gestantes e cães é completamente normal.

É uma falsa idéia a de que grávidas não podem conviver com animais. Apenas lembre de tomar os cuidados básicos de higiene pessoal, como em qualquer circunstância do dia a dia, isto é, lave sempre bem as mãos após brincar com seu cãozinho, não beije seu pet e evite que ele brinque te lambendo no rosto (do mesmo jeito que animais podem transmitir bactérias/ doenças para nós, o mesmo vale para nós, humanos. Também transmitimos bactérias/doenças aos animais. Portanto esse conselho é para a saúde de todos).

Outros fatores a serem considerados, pertinentes à saúde de todos são: a vacinação anual; vermifugação a cada quatro meses (se o cão for levado com frequência para locais em que tenham contato direto com terra) ou a cada seis meses devidamente em dia; limpeza da casa - fator obrigatório, independente de se ter um pet na casa ou não; manter a higiene de seu animalzinho também. Se pensarmos bem, estes são os fatores básicos para manter a saúde de seu próprio animal de estimação.

Com isso, podemos dizer que o importante mesmo para uma gestante não é se afastar de seu cão e sim manter a saúde de seu pet sempre.

A família Little Pets oferece os serviços: Personal Vet, onde tira todas as dúvidas de proprietários com relação a pets, consultas veterinárias e vacinas, todos em domicílio e com horário marcado. Agende: (11)9602-4120.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pet Hotel: Filhote de anta nascido na Inglaterra

No último dia 05 de fevereiro de 2012, o  Zoo de Devon, na Inglaterra celebrou o nascimento de seu mais novo morador, um filhote de anta brasileira batizado de Devon.

Sua chegada foi muito celebrada no zoo visto que é uma espécie em risco de extinção aqui no Brasil  e na América do Sul, tanto pela caça como pela devastação de áreas de mata natural onde vivem animais da espécie.


As antas são animais calmos e dóceis, outro fator que está permitindo sua rápida extinção. Alimentam-se de raízes, brotos, grama, frutas e plantas aquáticas.

Seus filhotes nascem após um período de gestação de cerca de 13 meses. Normalmente nasce apenas um filhote, com manchas claras por todo o corpo, que após alguns meses desaparecem deixando o corpo com uma tonalidade castanha uniforme.

 Possuem membranas entre os dedos, o que permite que nadem graciosamente, assim como seu nariz comprido, forte e articulado permite que respire enquanto estão com o corpo coberto pela água. Essa mesma característica do focinho permite que em terra firme as antas procurem alimento e também consigam alcançar folhas e galhos para levá-los até sua boca. Seu olfato é apurado, o que ajuda a encontrar mais rapidamente seus alimentos.

Sempre é importante difundir quem permite a chegada de vidas e as preserva. São exemplos de amor e respeito aos animais, qualidades que a família Little Pets usa tanto com nossos animais, como em nossos hóspedes.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Pet Hotel falando sobre: Chocolates novamente


Como já falamos anteriormente sobre oferecer doces e chocolate para animais, a família Little Pets volta a este assunto por causa da proximidade da Páscoa, para lembrar que o cacau do chocolate é altamente tóxico para os cães. Isso se deve pela substância presente no cacau, a TEOBROMINA.

Resumidamente, a teobromina pode causar coma e até a morte do pet. Por isso, se voce quer oferecer algum mimo de Páscoa para seu cão, compre os chocolates próprios para pets, vendidos em lojas especializadas em produtos para animais.
 Estes petiscos são feitos com ingredientes naturais e o mais importante: SEM CACAU. Isso sim é um modo de você demonstrar seu amor pelo seu cãozinho. Mais informações, não deixe de ler nosso outro post: http://www.lppethotel.com/2011_07_01_archive.html .
Lembrando só duas coisas: como o chocolate meio amargo tem mais cacau, é o mais perigoso, sendo o muito mais tóxico e o chocolate branco também não é saudável (não esqueça que ele é feito com manteiga de cacau, portanto, também possui TEOBROMINA).

Consulte sempre um(a) veterinário(a) sobre os produtos apropriados para seu pet consumir. O Little Pets pet hotel disponibiliza o serviço Personal Vet e também consultas veterinárias em domicílio realizados por nossa Médica Veterinária, Dra. Roseli.

Pet Hotel - Reservas para a Páscoa 2012

O Hotelzinho Little Pets está reservando vagas para cães pequenos e médios para o feriado de Páscoa, fim de semana de 06 a 08 de Abril 2012. Também para quem emenda a semana da Páscoa, de 30 de março a 08 de Abril.

Marque uma visita para nos conhecer melhor: (11) 9602-4120.

LP_Pet Hotel - seu pet vai amar e você se admirar.

Reservas também para o serviço de Pet Home Care (pet sitter) para os cães grandes e gigantes.  Consulte-nos.





Pet Hotel Curiosidades: Fotos de uma mamãe tigre limpando filhotes



Como já faz um tempo que o LP_Pet Hotel não posta algumas fotos da fauna mundial, encontramos um flagrante de uma mamãe tigre siberiano higienizando seus dois filhotes para voltarmos com nossas curiosidades.

Os animais são do Zoo Parc des Felins,   em Seine-et-Marne, França:



Quem conhece bem felinos sabe que eles se limpam utilizando a língua. Como o órgão é bem áspero, a sujeira que possa existir no pêlo é retirada e a impureza é jogada fora. Pode parecer que não, mas há realmente uma limpeza do corpo dos animais.
Ao fazer nos filhotes, a mamãe tigre acaba por ensiná-los já que nesta fase eles aprendem através de observar e sentir o que a mamãe faz, o que inclui higiêne.
Para os filhotes, até pode inicialmente parecer algo diferente, mas eles acabam por entrar na "brincadeira". Esse é um modo da mamãe tigre demonstrar seu amor a seus filhotes.
Os filhotes estranham no começo, mas rendem-se ao carinho materno, afinal, quem não quer um mimo da própria mãe.
Depois, os tigrinhos acabam por acostumar e a apreciar esse novo hábito e até relaxam.

A natureza deve ser preservada. Cabe a nós, seres humanos, essa missão: observe, ame, cuide. Um ideal que a família Little Pets quer passar a todos que puderem ler e aprender com a natureza.