quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LP_Pet Hotel - Emergências em casa


Hoje, nós do hotelzinho vamos falar sobre primeiros-socorros que os proprietários de cães podem fazem no caso de não haver um veterinário por perto. Mas lembre-se que são dicas para permitir um tempo maior para você levar o pet ao veterinário. Não dispensam tratamentos, muito menos substituem a presença do veterinário. Vamos então às situações:

  •  Cão "entalou" com a ração ou uma espinha de peixe  na garganta: pode parecer brincadeira, mas há cães que não tem paciência para mastigar sua ração e a engolem inteira. Sejam filhotes ou adultos, sempre há aqueles cães, pequenos ou grandes, que podem acabar não conseguindo engolir um grão de ração, ainda mais aquelas rações de grãos grandes e mais difíceis de se mastigar. O que fazer?  Pegue uma a duas colher(es) de sopa de óleo de cozinha direto da embalagem do óleo, coloque o óleo na boca do animal, levantando levemente a cabeça dele, de modo que o óleo desça para a garganta do pet, onde está a ração. O óleo lubrificará em volta da ração e permitirá que o pet a engula. Mas atenção: não deixe de levá-lo ao veterinário assim que der, para avaliação do profissional. Pode haver irritação da garganta ou algum outro aspecto que só o veterinário presente para averiguar. O óleo poderá amolecer as fezes.


  • Fratura exposta: por mais dolorida que a região esteja, deve-se evitar a contaminação. Então, em casa, lave a ferida da fratura com água filtrada ou mineral. Você pode diluir uma colher  de sobremesa de sabonete líquido antisséptico ou sabonete líquido infantil em um quarto de copo de água, misturar bem e passar com uma gaze umedecida nessa solução, mas de modo bem delicado. Enxague em seguida com a água indicada, igualmente de modo calmo e delicado. Isso só diminui a proliferação de bactérias e, portanto, de infecção, por um tempo. Novamente, não deixe de levar seu pet ao veterinário assim que der. E sendo fratura, lembre-se que haverá a necessidade de um raio-X para verificar a sua gravidade, assim como haverá um procedimento cirúrgico, principalmente na fratura exposta. Então, o ideal é você já seguir para um hospital veterinário.

  • Vômito: nesse caso, o ideal é não deixar o pet engolir nem água, nem comida por um tempo, pelo menos algumas horas (não ultrapasse 6 horas de jejum de água).  Isso porque qualquer coisa que o cão engula pode estimular mais episódios de vômitos. Assim que possível, procure o veterinário.

  • Diarréia: se não houver vômito, hidrate bem o animal, pois o maior perigo da diarréia é a perda de líquido do corpo do pet. No caso de vômito, evite dar líquido por no máximo 3 (três) horas. Não é bom que fique sem a hidratação, mas se houver vômito logo após o cãozinho ingerir , não ofereça mais nada. Independente se houver melhora, assim que der, vá ou chame um clínico veterinário, pois pode ser uma intoxicação ou infecção.


  •  Ferida aberta: seja por uma briga entre cães ou um corte por qualquer outra razão, um procedimento imediato é lavar bem a ferida com água corrente e sabão neutro, antisséptico ou infantil. Não há tanta necessidade de usar a água mineral ou filtrada como na fratura exposta, pois estamos considerando apenas as feridas superficiais. A contaminação é menor do que quando há exposição de ossos.


  • Queimadura: muito cuidado com as queimaduras. O que pode ser feito em casa é aplicar vaselina líquida apenas. Mas só a vaselina líquida é que pode entrar em contato com a pele. Não lave o local da queiradura, pois isso criará bolhas de água e deixará mais sensível a região queimada.

Bom, falamos das principais coisas a se fazer a nível emergencial com os cães em sua casa.  Não esqueça que todas as situações requerem o acompanhamento veterinário. A Dra. Roseli, proprietária aqui do LP_Pet Hotel faz o atendimento clínico em domicílio. Mesmo no que diz respeito a fraturas expostas ou qualquer outra situação que possa requerer cirurgias, podem ser adiantadas clinicamente, com administração de antibiótico e/ou antiinflamatório e isso deve ser feito pelo clínico veterinário.

Solicitamos para agendar o horário da consulta, pois pode ser que a Dra. Roseli esteja ocupada. Deixe sempre um recado ao telefonar para retornarmos sua ligação: (11) 9602-4120. Nosso horário de atendimento é das 8:00 às 20:00 horas.
Emergências são  atendidas somente em Cotia e Embu (próximo ao centro histórico) para poder haver tempo de chegar e tratar. Consultas e vacinas de rotina: Cotia, Embu, Osasco e Barueri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário