Uma dúvida muito comum que os proprietários de cães e gatos questionam no dia-a-dia do LP_Pet Hotel é sobre chocolate e doces. Podem ser oferecidos? A resposta é bem simples: NÃO.Gatos são essencialmente carnívoros por natureza.
Já os cães são onívoros, pois fazem a digestão de alimentos que não sejam só carne. Hoje em dia, sabe-se que até o ancestral dos cães, o lobo, não se alimenta só da carne. Na verdade, ele aproveita o conteúdo vegetal ingerido por suas presas, ao se alimentar delas.
No caso do chocolate, o Cacau do qual ele é feito possui uma substância, a TEOBROMINA, altamente tóxica para cães e gatos, pois é um estimulante muito potente do cérebro e pode causar até a morte do pet.
Basta um pequeno "quadradinho" de chocolate, uma colher de chocolate em pó dissolvido no leite ou até o recheio de uma bolacha de mesmo sabor para já causar sintomas: Aumento da ingestão de água, diarréia, vômito, aumento da região abdominal, inquietação, agitação, podendo evoluir para maior quantidade de urina, dificuldade para andar e manter o equilíbrio (ataxia), piorando para aumento de batimentos cardíacos e movimentos respiratórios (taquicardia e taquipnéia), cianose (as mucosas e a língua ficam azuladas quando normalmente são rosadas, por falta de oxigênio nos tecidos), aumento da temperatura corpórea (hipertermia) e num último grau, os sintomas podem evoluir para queda de temperatura (hipotermia) e dos batimentos cardíacos (bradicrdia), coma e morte. Por isso, nós aqui do Little Pets pedimos: NUNCA ofereça chocolate ao seu pet.
Isso tudo sem falar na gordura e açúcar presentes no chocolate, inclusive no branco (já ouvi de vários proprietários que oferecem este tipo de chocolate por terem lido na própria internet que chocolate branco não faz mal... mas na verdade faz tão mal quanto o chocolate, ainda mais que ele tem teor maior de açúcar e gordura) e esses ingredientes fazem mal para o fígado e pâncreas. Os animais podem desenvolver: diabetes, pancreatite, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado, que pode evoluir em cirrose ou até câncer de fígado) entre tantas outras doenças.
Por isso, doces acabam também sendo prejudiciais, já que possuem naturalmente alto teor de açúcar e/ou gordura.
Uma opção para quem não quer ver a carinha de "coitadinho" de seu pet quando está comendo alguma guloseima perto dele é oferecer um chocolate próprio para pets, que não possui Teobromina, nem açúcar.
Um pouco de gordura apresenta, mas numa quantidade balanceada. Hoje em dia, há uma grande variedade no mercado. O único cuidado que os proprietários de pets devem ter é que, como são feitos para substituir o chocolate real, esses quitutes pets tem cheirinho de chocolate e até gosto. É de grande importância que os animais não fiquem acostumados a achar e "roubar" qualquer tipo de comida ou chocolate, nem tenham acesso fácil para alcançá-los, mesmo no caso dos petiscos, visto que num desses "furtos" podem acabar ingerindo chocolate feito com cacau e acabarem se intoxicando.
Outro atrativo que nós do Little Pets também sugerimos são pequenas porções de frutas picadas (no máximo, uma xícara de chá por dia), mas atente que só algumas frutas podem ser oferecidas. As frutas que nós do pet hotel sugerimos e que são seguras para os cães são: banana, maçã, pêra, blueberry, melão e melancia.
Mais dúvidas sobre o assunto? Contate-nos: littlepetspethotel@gmail.com ou deixe um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário