A primeira bebê elefante-asiática nascida em abril deste ano no Zoo Ostrava, na república Tcheca, já está aparecendo aos visitantes do parque.
Seu nome é Rashmi (significa Raio de Luz) e é o primeiro filhote de elefante asiático a nascer no Zoo após 80 anos de tentativas.
Sua mãe, de nome Joht, tem 44 anos e seu pai, Calvin, tem 25 anos.
O elefante asiático é considerado o mais dócil, comparado ao elefante africano. Além disso, possui certas diferenças físicas em relação ao africano: suas orelhas são menores e possui uma rachadura bem no meio da cabeça... são duas diferenças bem visíveis além de outras como diferença de peso, número de cascos, entre outras, menos evidentes ao se olhar para o animal.
Atualmente, sua distribuição está limitada a certos lugares na Índia, Indochina e as ilhas da Indonésia. É outra espécie considerada ameaçada pela caça e maus-tratos nos países em que é usada para trabalhos físicos.
O fato da pequena Rashmi ter nascido em cativeiro em um zoo também é importante pelo longo período de gestação, que é de 615-668 dias. Por ser longa, é muito alta a probabilidade de um aborto espontâneo, ou na natureza, a mãe gestante vir a ser morta por caçadores. Além disso, na natureza, é muito comum a fêmea ter sómente 1 filhote em toda a sua vida. Em cativeiro, ainda não se sabe se pode ter mais, haja visto o tempo em que o Zoo Ostrava levou para ter sucesso. Vamos torcer para que possa se repetir, assim como aconteçam novos nascimentos em outros zoológicos do mundo.
Há relatos de que esta espécie possa viver até 80 anos em cativeiro, embora dados concretos sejam de um macho da espécie ter vivido em cativeiro até 69 anos. Mais um motivo para respeitarmos e preservarmos esse ser tão majestoso e belo.
Rashmi é muito curiosa e independente. Já explora tudo a sua volta, até se distanciando um pouquinho da mamãe Joht. Segundo seus tratadores no zoo tcheco, a elefantinha também começou a segurar objetos e carregá-los usando a tromba, algo que normalmente só com 6 meses um filhote começa a fazer, por ainda não ter controle sobre a tromba. A pequena ainda gosta de correr atrás de seu brinquedo preferido, uma bola.
O LP_pet hotel mostra sempre seu respeito e amor à natureza postando essas maravilhas.
Ame e preserve. Só assim teremos um futuro neste mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário